Casa Restaura-me da Aliança de Misericórdia recebe doação de orgânicos da Horta da Cidade para reforçar a alimentação de pessoas em situação de rua 

Neste dia 04 de fevereiro, a Casa Restaura-me, projeto da Aliança de Misericórdia voltado para o acolhimento e reinserção social de pessoas em situação de rua, recebeu a doação de alimentos orgânicos da Horta da Cidade, localizada na Câmara Municipal de São Paulo. A iniciativa faz parte do programa Sampa+Rural, que busca fortalecer a agricultura urbana na capital paulista e garantir que os alimentos produzidos sejam destinados a entidades que atendem populações vulneráveis. Atualmente, é administrada pela Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico e Trabalho (SMDET), sob gestão de Rodrigo Goulart. 

O processo de doação iniciou com a colheita dos produtos diretamente da Horta da Cidade. Em seguida, os alimentos foram transportados até a Casa Restaura-me, localizada no bairro do Brás, e recebidos pelos funcionários do projeto social com destinação à cozinha para compor as refeições diárias das pessoas assistidas. 

A Horta da Cidade é um projeto de grande impacto social, situada em uma área de 2,1 mil m² na Câmara Municipal e a horta modelo tem como propósito a produção de alimentos saudáveis, sem agrotóxicos, e a promoção de capacitação em agroecologia. 

“Muito importante apoiarmos esta iniciativa, muito além da produção que é feita, uma horta urbana no meio do centro da cidade, ao lado da Câmara Municipal, produzirá 1 tonelada por mês. Além da produção, promoverá a qualificação de pessoas que possam replicar modelos como este por toda cidade. E muito além, a produção indo diretamente para entidades como a Aliança, uma grande parceira que levará os produtos para quem realmente precisa, as pessoas em vulnerabilidade”, explica o secretário Rodrigo Goulart.  

Para a Casa Restaura-me, essa doação representa um importante reforço na qualidade nutricional das refeições servidas diariamente para mais de 600 pessoas em situação de rua. O projeto, mantido pela Aliança de Misericórdia, oferece assistência aos beneficiários e além de alimentação e higiene, são fornecidos apoio psicossocial médico e jurídico, cursos profissionalizantes e atividades diversas.  

RECONHECIMENTO 

O atendimento prestado pela Casa Restaura-me tem sido amplamente reconhecido pela sociedade civil e pelo poder público. Em 2022, a iniciativa recebeu o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, concedido pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania da Prefeitura de São Paulo. Dentro dos critérios de população em situação de rua e transversalidade, duas ações da Casa Restaura-me foram premiadas por suas boas práticas de inclusão: o Programa de Educação Financeira, desenvolvido na Casa Restaura-me (SP), e a campanha “Doe Esperança”

Já em 2023, a Casa Restaura-me foi agraciada com a honraria “Salva de Prata”, entregue em Sessão Solene realizada no próprio projeto. Essa homenagem é concedida a instituições, organizações sociais, fundações ou entidades em reconhecimento aos serviços prestados à cidade de São Paulo. 

Em 2024, a Aliança de Misericórdia conquistou um lugar no Top 10 da categoria Ações Sociais do Prêmio iBest, a maior premiação do Brasil voltada para reconhecer os destaques da internet no país. A instituição foi selecionada para esse grupo exclusivo graças ao seu compromisso, dedicação e impacto significativo por meio de suas ações sociais. 

Outras notícias

03 de out
Ação com Instituto Ilumina arrecada R$ 700 mil e impulsiona missão social da Aliança
O Sítio Botuquara, casa mãe da Aliança de Misericórdia em São Paulo, recebeu nesta quarta-feira (2) um encontro que celebrou uma parceria concreta ...
03 de out
Encontro com colaboradores reforça compromisso com ética e cuidado
Na última sexta-feira, 26 de setembro, colaboradores da Aliança de Misericórdia se reuniram para um dia de formação que colocou no centro duas dime...
02 de out
Educação para Crianças em Vulnerabilidade Social: Um Compromisso com o Futuro
A educação para crianças em vulnerabilidade social vai muito além do ensino de conteúdos escolares. Trata-se de um instrumento essencial de proteçã...
pt_BRPortuguese
Campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório
Preencha seu celular com o DDD
Preencha seu telefone com o DDD

Tipo de Doação

Tipo de Pessoa *
Escolha o tipo de pessoa correspondente
Digite seu CPF com apenas números
Gênero
Preencha seu CPNJ apenas com números
Preencha seu CEP apenas com números
Escolha uma forma de doação
Insira o valor da doação
Insira a data do mês para realização do débito
Digite o nome ou número do Banco