Pessoas em Situação de Rua

Núcleos de Convivência

Os Núcleos de Convivência, denominados “Casa Restaura-me”, oferecem às pessoas em situação de rua atendimento às suas necessidades básicas e primárias, como alimentação e higiene, que é o principal objetivo dos usuários.

Porém, ao frequentarem o espaço, participarem das formações, conviverem com funcionários, missionários e voluntários, eles iniciam um processo de reconhecer em si suas qualidades, habilidades, fraquezas e limitações. Os participantes refletem sobre sua vida e nesta etapa e podem solicitar sua acolhida para um local de recuperação da dependência química ou ainda por um telefonema à família. Assim, a metodologia gera a restauração do humano e facilita uma saída qualificada das ruas.

Os Núcleos também oferecem atendimento social, jurídico, psicológico e médico (atendimentos realizados por voluntários ou parcerias), cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais, lúdicas e pedagógicas, orientações básicas de saúde, aferição de pressão e curativos; encaminhamento para rede de assistência social para a confecção de documentos (RG, CPF, certidão de nascimento) e orientações para solicitações de benefícios, aposentadorias e ordens judiciais.

O atendimento tem por prioridade criar vínculo com os usuários. A partir do Plano Individual de Atendimento, a importância da escuta é o que fortalece a confiança e estabelece o respeito mútuo. As regras são constituídas pela instituição em conjunto com o Conselho (representantes dos usuários), que apresentam as propostas para serem votadas por todos em Assembleia, o efeito é o estímulo à participação democrática, reconexão do indivíduo como cidadão de direito e a possibilidade do convívio social e comunitário de forma sadia.

Frente à adversidade da pandemia de Covid-19, as atividades básicas de alimentação e higiene são mantidas e respeitam as orientações da Organização Mundial da Saúde, as demais permanecem conforme liberações sanitárias. Conheça as histórias e como funciona a Casa Restaura-me:

Doe agora

Ajude-nos a levar mais dignidade humana para todos os cantos do mundo.

Doe agora

Ajude-nos a levar mais dignidade humana para todos os cantos do mundo.

pt_BRPortuguese
Campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório
Preencha seu celular com o DDD
Preencha seu telefone com o DDD

Tipo de Doação

Tipo de Pessoa *
Escolha o tipo de pessoa correspondente
Digite seu CPF com apenas números
Gênero
Preencha seu CPNJ apenas com números
Preencha seu CEP apenas com números
Escolha uma forma de doação
Insira o valor da doação
Insira a data do mês para realização do débito
Digite o nome ou número do Banco