Acolhida Adultos

Casas de Triagem, Acolhida e Reinserção

Ao tratar-se da população em situação de rua, os conceitos e as propostas de intervenção idealizados quando do surgimento da Associação, permanecem inalterados, observando-se as características desse perfil da população cuja constante exposição às mazelas da rua, como: a violência, o preconceito, a vida no crime, drogas e álcool trouxeram como consequência, a muitos deles, a perda dos valores pessoais, da autoestima e da capacidade de submissão às normas de convivência coletiva.

Além disso, a fragilização física, psíquica, moral e espiritual, que conduz o indivíduo a um ciclo ininterrupto de autodestruição.

A atuação da Associação Aliança de Misericórdia junto a estas pessoas está organizada em três fases principais:

Casas de Triagem

O objetivo principal das Casas de Triagem é prestar acolhimento temporário à população em situação de rua, risco e vulnerabilidade social e, principalmente, oferecer um atendimento humano, de saúde, social e cultural, para aproximar e obter a confiança, motivando-as a ingressarem no processo de “restauração”.

No cotidiano, estas pessoas passam os dias divididos entre formação espiritual e humana, trabalho e lazer. Terminado esse tempo, geralmente de 30 dias, são direcionados para o próximo passo, que é o encaminhamento a uma Casa de Acolhida da Associação Aliança de Misericórdia, onde trilharão o “Caminho”, ou em outra instituição.

Casas de Acolhida

As Casas de Acolhida para adultos da Aliança de Misericórdia fazem parte de um programa que existe há mais de 10 anos para a acolhida de adultos e idosos em situação de rua, drogadição, abandono e/ou vulnerabilidade social.

Nesses locais, o acolhido percorre o “Caminho” por um período mínimo de 1 ano, onde, através de atividades de laborterapia e atividades comunitárias, passará pelo processo de afastamento dos males da rua e a restrição do fácil acesso às drogas e ao álcool, não sendo utilizadas para tais fins metodologias como regime de internação e intervenções com medicamentos.

Ao todo são 9 casas localizadas em 3 estados brasileiros, São Paulo, Minas Gerais e Ceará e oferecem uma proposta variada de atividades, como laborterapia, atividades comunitárias, atividades físicas e formações. Que são os instrumentos utilizados para a reconstrução da autoestima, dos valores e das vocações pessoais, para a readaptação às normas de convívio coletivo e de mútuo respeito, bem como para recuperação física, psicológica e espiritual.

Casas de Reinserção

Após o tempo necessário para reinserção social dos maus hábitos da rua e verdadeira transformação de vida, as pessoas acolhidas recebem apoio para iniciarem uma atividade laborativa, para proverem o próprio sustento, e/ou retornarem para suas famílias de origem.

Passam a morar em uma Casa de Reinserção (alugada pela própria Associação) que pode ser ou não dentro da Casa de Acolhida, na qual, após conseguirem um trabalho, auxiliam na economia da casa e continuam sendo acompanhados até possuírem autonomia para a reinserção completa.

Poderão permanecer pelo período mínimo de 1 ano nesta casa, que é o caminho final para a autonomia plena e retorno à vida em sociedade.

Doe agora

Ajude-nos a levar mais dignidade humana para todos os cantos do mundo.

Doe agora

Ajude-nos a levar mais dignidade humana para todos os cantos do mundo.

pt_BRPortuguese
Campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório
Preencha seu celular com o DDD
Preencha seu telefone com o DDD

Tipo de Doação

Tipo de Pessoa *
Escolha o tipo de pessoa correspondente
Digite seu CPF com apenas números
Gênero
Preencha seu CPNJ apenas com números
Preencha seu CEP apenas com números
Escolha uma forma de doação
Insira o valor da doação
Insira a data do mês para realização do débito
Digite o nome ou número do Banco