Jovem acolhido pela Aliança conquista primeiro lugar no 37º Campeonato Paulista de Karatê

No dia 26 de maio, o 37º Campeonato Paulista de Karatê, realizado em Ribeirão Pires, marcou um momento inesquecível para Renan Fabiano Gameiro, um jovem de 21 anos que encontrou no esporte uma forma de transformação e superação. Renan sagrou-se campeão na categoria Avançado e Pesado, demonstrando não apenas habilidade e determinação, mas também a força de vontade que o acompanhou ao longo de sua vida.

Renan conheceu o karatê por meio da Aliança de Misericórdia, que o acolheu no projeto social Casa Naim em 2012, após o fechamento de um dos abrigos onde ele vivia. Desde os cinco anos, Renan enfrentou uma série de desafios, incluindo a perda de sua mãe e, mais recentemente, a de seu pai para a COVID-19.

A Aliança de Misericórdia, porém, ofereceu a ele mais do que um simples abrigo; proporcionou-lhe uma nova família, suporte emocional e a oportunidade de descobrir o karatê. “O papel da Aliança na minha vida, pessoal, foi muito bom, porque me reergueu. E, além de me reerguer, de me acolher, ela me mostrou o esporte, que foi o karatê, que é o esporte que eu estou até hoje”, compartilha.

A paixão de Renan pelo karatê se intensificou durante a pandemia em 2020, quando ele percebeu que o esporte havia se tornado uma parte essencial de sua vida. “Um momento específico que eu percebi que eu era apaixonado pelo karatê foi na pandemia. Quando eu fiquei muito tempo sem, eu fiquei, meu Deus, eu necessito disso. Eu vivo pra isso. Eu percebi que o karatê, eu sem o karatê, eu me sinto faltando algo, eu me sinto vazio”, revelou.

A preparação para o campeonato não foi fácil. Renan enfrentou diversos desafios, incluindo a necessidade de conciliar os treinos com trabalho e estudos. No entanto, ele destacou a importância da força mental para o sucesso no esporte. “Eu tive que preparar muito o meu mental, porque ter um mental forte para lutar é uma das coisas principais além do corpo. Se o seu mental não estiver forte, não adianta, senão não vai conseguir lutar”.

Além do karatê, Renan também se destaca como goleiro no futebol, uma paixão que herdou de seu pai. Ele acredita que o esporte é uma ferramenta importante para o desenvolvimento pessoal e encoraja outros jovens a persistirem em suas jornadas. “Para as pessoas que estão começando a praticar esportes, vale a pena acreditar no processo. Porque quando você entende e faz o que você ama, você vai ver que tudo vale a pena”, aconselhou.

Renan tem grandes objetivos para o futuro. Ele aspira conquistar o título no campeonato sul-americano deste ano e garantir uma vaga no mundial do ano que vem. Determinado e focado, ele continua treinando e se preparando para esses desafios, mantendo a disciplina e o espírito competitivo que o levaram ao topo no 37º Campeonato Paulista de Karatê.

Outras notícias

05 de jul
Alegria e integração marcam Festa Junina na Casa Restaura-me
No último dia 28 de junho, a Casa Restaura-me, localizada no bairro do Brás em São Paulo, realizou uma animada festa junina que reuniu cerca de 500...
Alliance of Mercy celebra 2 anos de atividades nos EUA
A Alliance of Mercy (@allianceofmercy.us) comemorou dois anos de atividades nos Estados Unidos com um encontro repleto de alegria no Viva Brazil Si...
Aliança de Misericórdia realiza evento “Conexões - Futuro Sustentável” para dialogar sobre ESG com empresas e instituições
Na última quarta-feira, 26, em São Paulo, a Aliança de Misericórdia, em parceria com o projeto Floresta Urbana, Grupo Comolatti e AYA Hub realizou ...
pt_BRPortuguese
Campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório
Preencha seu celular com o DDD
Preencha seu telefone com o DDD

Tipo de Doação

Tipo de Pessoa *
Escolha o tipo de pessoa correspondente
Digite seu CPF com apenas números
Gênero
Preencha seu CPNJ apenas com números
Preencha seu CEP apenas com números
Escolha uma forma de doação
Insira o valor da doação
Insira a data do mês para realização do débito
Digite o nome ou número do Banco