A Aliança de Misericórdia promoveu, nos Centros para a Criança e Adolescente (CCAs) – Pe. Pio, Vila Cuore e São Domingos Sávio –, um concurso de desenhos com o tema: “O que é um Natal perfeito para você?”.
Conheça os ganhadores do concurso, os artistas mirins e a história por trás de cada desenho:
CCA Vila Cuore
Miguel Protasio Ramos, de 10 anos, é morador do bairro de Taipas e participa do projeto do CCA Vila Cuore há três anos. Segundo a equipe do local, ele é uma criança entusiasta, sempre disposta a aprender e a se envolver nas atividades propostas. Miguel se destaca por seu talento em habilidades manuais e artísticas. Além disso, ele tem um irmão, Clayton, que também frequenta o CCA, fortalecendo os laços familiares e a participação da família nas iniciativas do projeto.
Ao saber que foi o ganhador, Miguel expressou sua felicidade, dizendo: “Me sinto muito feliz e especial”. Sobre seu desenho, explicou: “Meu primeiro intuito foi retratar ‘os dois natais’: o primeiro e verdadeiro [em Belém], e o que as pessoas celebram hoje em dia. Mas esses ‘dois natais’ têm o mesmo significado: lembrar do nascimento de Jesus”.
Na arte, Miguel desenhou várias pessoas reunidas para uma ceia, com uma árvore de Natal ao fundo e uma janela mostrando o céu noturno com a vizinhança ao longe. No lado esquerdo, ele retratou a Sagrada Família sob um céu estrelado e iluminado pela lua.
Para ele, um “Natal perfeito” é: “Com a família, com diversão e com ceia. Mas que lembre realmente do nascimento de Jesus”.
CCA São Domingos Sávio
Sophia das Neves, de 10 anos, é extrovertida, sempre feliz, acolhedora e muito amiga. Ela gosta de comemorar momentos em família e destaca como um marco especial o nascimento de seu irmão, Eliaquim, que hoje tem 4 anos. No projeto Oratório CCA São Domingos Sávio, Sophia é descrita como tranquila, participativa e educada.
No desenho, Sophia quis representar um dia feliz ao lado da família, das pessoas que ama, celebrando com uma ceia simples, mas significativa. Ela incluiu a si mesma com seu irmão, uma das pessoas mais especiais para ela. Além disso, luzes e uma árvore natalina também fizeram a composição da peça.
Em suas palavras: “Um Natal perfeito é quando você tem a oportunidade de passar ao lado das pessoas que ama, podendo comer boas comidas, que não precisam ser caras”. Para ela, um Natal ideal é feito de afeto, carinho e amor.
CCA Pe. Pio
Stefany Oliveira, de 11 anos, é uma menina doce, educada e prestativa, sempre preocupada com seus colegas e educadores. Este prêmio se tornou ainda mais especial para Stefany, pois no ano passado ela enfrentou uma grave pneumonia, que evoluiu para acúmulo de líquido nos pulmões, resultando na perda parcial de um dos órgãos. Ela ficou internada por um longo período, precisou ser intubada e passou a usar traqueostomia. Essa condição trouxe diversas limitações, como a dificuldade de frequentar a escola e o projeto em dias frios.
Em seu desenho, Stefany fez questão de retratar o presépio, explicando que “não existe Natal sem Deus”. Ao lado, incluiu uma mesa cheia de comidas e um bolo, representando o que espera para seu “Natal perfeito”.
O concurso
Ao total, 185 crianças, de 6 a 11 anos participaram do concurso. Durante a execução do projeto, os alunos se empenharam nas linhas, cores e formas, usando a criatividade e sua imaginação. A autenticidade de cada um, marcada também pelo contexto social em que vivem, tocaram os envolvidos no projeto. Leia aqui mais algumas dessas histórias.
Continue ajudando
Faça sua doação para o Natal de Misericórdia, clique aqui para continuar ajudando, ou faça a sua doação pela chave Pix: natal@misericordia.com.br