Na última quinta-feira, 25 de julho, Cristiane Freitas, primeira-dama do Estado de São Paulo e presidente do Fundo Social de São Paulo, visitou a Casa Restaura-me de São Paulo, projeto da Aliança de Misericórdia que presta assistência a pessoas em situação de rua. Durante a visita, Cristiane entregou 100 cobertores, 30 toucas e 50 roupas para pet, frutos da Campanha do Agasalho, que conta com o apoio de diversos times de futebol do estado.
A Casa Restaura-me oferece um conjunto de serviços essenciais, incluindo refeições diárias, espaço para banho e lavagem de roupas, além de uma cafeteria, biblioteca, sala de informática, bazar e cursos profissionalizantes. Durante a visita, a primeira-dama conheceu de perto os serviços oferecidos, destacando-se o bazar, a mercearia, a cafeteria, a biblioteca, a sala de informática, o banco social e a lavanderia social.
A entrega dos cobertores aconteceu em um ato cerimonial, onde Cristiane Freitas e sua equipe puderam ouvir depoimentos emocionantes. Geraldo, um voluntário que compartilhou sua história de recuperação da dependência química, emocionou a todos ao cantar uma música que tocou profundamente a primeira-dama. Em seguida, Gumercindo, o primeiro funcionário da Casa Restaura-me, também compartilhou seu depoimento, ressaltando a importância do projeto em sua vida e no resgate de muitas pessoas da Cracolândia.
A visita foi acompanhada pelo Cel. Henguel, Secretário-Chefe da Casa Militar e Coordenador da Defesa Civil do Estado. Ao final da cerimônia, foram entregues 100 cobertores, que serão distribuídos entre os conviventes da Casa Restaura-me, reforçando o compromisso do Fundo Social de São Paulo e da Aliança de Misericórdia com a dignidade e o bem-estar das pessoas em situação de vulnerabilidade.
NÚCLEOS DE CONVIVÊNCIA
Os Núcleos de Convivência da Aliança de Misericórdia, denominados “Casa Restaura-me”, oferecem às pessoas em situação de rua atendimento às suas necessidades básicas e primárias, como alimentação e higiene, que é o principal objetivo dos usuários. Porém, ao frequentarem o espaço, participarem das formações, conviverem com funcionários, missionários e voluntários, eles iniciam um processo de reconhecer em si suas qualidades, habilidades, fraquezas e limitações. Os participantes refletem sobre sua vida e nesta etapa podem solicitar sua acolhida para um local de recuperação da dependência química ou ainda por um telefonema à família. Assim, a metodologia gera a restauração do humano e facilita uma saída qualificada das ruas.
Os Núcleos também oferecem atendimento social, jurídico, psicológico e médico (atendimentos realizados por voluntários ou parcerias), cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais, lúdicas e pedagógicas, orientações básicas de saúde, aferição de pressão e curativos; encaminhamento para rede de assistência social para a confecção de documentos (RG, CPF, certidão de nascimento) e orientações para solicitações de benefícios, aposentadorias e ordens judiciais.