Com a chegada do final do ano, a Aliança de Misericórdia promoveu nos Centros para a Criança e Adolescente (CCAs) – Pe. Pio, Vila Cuore e São Domingos Sávio, um concurso de desenhos, que teve como proposta o tema: “O que é um Natal perfeito pra você?”.
A atividade contou com a participação de 185 crianças, de 6 a 11 anos e três desenhos foram selecionados para estampar o cartão natalino, enviado pela instituição a todos os nossos apoiadores, como forma de gratidão e aproximação com a causa que ajudam a manter com tanta generosidade.
Contexto social dos participantes
Durante a execução, percebemos que este projeto foi além de uma simples atividade artística; sendo ainda uma oportunidade para que essas crianças expressassem seus sonhos, anseios e realidades em um momento tão significativo.
Essas crianças são moradoras de periferias, locais carentes, com grande vulnerabilidade social. A dor e a saudade são uma constante em suas vidas, como também o enfrentamento da fragilidade da saúde de seus familiares e o anseio por uma união fraterna.
Histórias
Muitas dessas crianças enfrentam desafios que fogem ao que esperamos para um clima de celebração de Natal. Uma delas nos contou que o seu Natal perfeito seria ter o pai ao lado dela e da sua mãe novamente, pois ele foi assassinado. Em seu desenho, ela expressou seu sentimento com uma casa, uma árvore de Natal, presentes e os membros que ela cita. É possível ver a sua sensibilidade, principalmente, ao desenhar o seu pai com uma auréola.
Em outra unidade, após a leitura da história lúdica que falava de uma estrela cadente que realiza desejos, um menino nos surpreendeu ao dizer: “Se eu visse, eu ia pedir pra minha família ficar melhor”. E completou: “a mãe da minha mãe está quase morrendo”.
Já uma menina de 7 anos não trouxe símbolos natalinos na folha, nem demonstrou alegria pela aproximação da data. Com certa dificuldade em iniciar a atividade, antes de desenhar escreveu: “Eu desejo que meu irmão saia da cadeia”. Pediu ajuda para ilustrar o que seria um tribunal de justiça, simbolizando a presença de um juiz e de seu irmão. Quando um de nós sugeriu que ela desenhasse ali uma árvore de Natal, ela respondeu: “Não, isso não é importante. Importante pra mim é que meu irmão seja solto”.
Juntos temos mais força para transformar
Toda execução deste projeto tem sido uma bonita iniciativa, que favorece a transformação social dessas crianças, seja compreendendo-as, dando espaço para expressão e valorizando seus talentos. Já pensou no impacto que isso pode ter?
Juntos, é possível fazer a diferença e mostrar que, mesmo nas situações mais difíceis, há espaço para o amor, para a esperança, a bondade e, principalmente, para sonhar.
Veja aqui os ganhadores e a história de cada desenho
Você pode continuar a contribuir com a transformação de histórias como essa. Faça sua doação pelo Pix: natal@misericordia.com.br