Concurso de desenhos expressa o que seria o Natal perfeito 

Com a chegada do final do ano, a Aliança de Misericórdia promoveu nos Centros para a Criança e Adolescente (CCAs) – Pe. Pio, Vila Cuore e São Domingos Sávio, um concurso de desenhos, que teve como proposta o tema: “O que é um Natal perfeito pra você?”.  

A atividade contou com a participação de 185 crianças, de 6 a 11 anos e três desenhos foram selecionados para estampar o cartão natalino, enviado pela instituição a todos os nossos apoiadores, como forma de gratidão e aproximação com a causa que ajudam a manter com tanta generosidade. 

Contexto social dos participantes 

Durante a execução, percebemos que este projeto foi além de uma simples atividade artística; sendo ainda uma oportunidade para que essas crianças expressassem seus sonhos, anseios e realidades em um momento tão significativo.  

Essas crianças são moradoras de periferias, locais carentes, com grande vulnerabilidade social. A dor e a saudade são uma constante em suas vidas, como também o enfrentamento da fragilidade da saúde de seus familiares e o anseio por uma união fraterna.  

Histórias 

Muitas dessas crianças enfrentam desafios que fogem ao que esperamos para um clima de celebração de Natal. Uma delas nos contou que o seu Natal perfeito seria ter o pai ao lado dela e da sua mãe novamente, pois ele foi assassinado. Em seu desenho, ela expressou seu sentimento com uma casa, uma árvore de Natal, presentes e os membros que ela cita. É possível ver a sua sensibilidade, principalmente, ao desenhar o seu pai com uma auréola.  

Em outra unidade, após a leitura da história lúdica que falava de uma estrela cadente que realiza desejos, um menino nos surpreendeu ao dizer: “Se eu visse, eu ia pedir pra minha família ficar melhor”. E completou: “a mãe da minha mãe está quase morrendo”.  

Já uma menina de 7 anos não trouxe símbolos natalinos na folha, nem demonstrou alegria pela aproximação da data. Com certa dificuldade em iniciar a atividade, antes de desenhar escreveu: “Eu desejo que meu irmão saia da cadeia”. Pediu ajuda para ilustrar o que seria um tribunal de justiça, simbolizando a presença de um juiz e de seu irmão. Quando um de nós sugeriu que ela desenhasse ali uma árvore de Natal, ela respondeu: “Não, isso não é importante. Importante pra mim é que meu irmão seja solto”. 

Juntos temos mais força para transformar 

Toda execução deste projeto tem sido uma bonita iniciativa, que favorece a transformação social dessas crianças, seja compreendendo-as, dando espaço para expressão e valorizando seus talentos. Já pensou no impacto que isso pode ter?  

Juntos, é possível fazer a diferença e mostrar que, mesmo nas situações mais difíceis, há espaço para o amor, para a esperança, a bondade e, principalmente, para sonhar. 

Veja aqui os ganhadores e a história de cada desenho 

Você pode continuar a contribuir com a transformação de histórias como essa. Faça sua doação pelo Pix: natal@misericordia.com.br 

Outras notícias

26 de ago
McDia Feliz alcança projetos da Aliança de Misericórdia com solidariedade, alegria e fé
No dia 23 de agosto de 2025, a solidariedade ganhou sabor de amor e esperança por meio do McDia Feliz, que impactou diretamente três frentes sociai...
19 de ago
Jantar beneficente no Terraço Itália celebra os 25 Anos da Aliança de Misericórdia
No dia 14 de agosto, a Aliança de Misericórdia celebrou com grande alegria seus 25 anos de missão e evangelização com um jantar beneficente no Terr...
18 de ago
Curso de Gastronomia tem início na Vila Cuore e forma novos caminhos de transformação social
Na manhã desta segunda-feira, 18 de agosto, teve início mais uma turma do Curso de Técnicas Gastronômicas da Vila Cuore, centro de educação e forma...
pt_BRPortuguese
Campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório
Preencha seu celular com o DDD
Preencha seu telefone com o DDD

Tipo de Doação

Tipo de Pessoa *
Escolha o tipo de pessoa correspondente
Digite seu CPF com apenas números
Gênero
Preencha seu CPNJ apenas com números
Preencha seu CEP apenas com números
Escolha uma forma de doação
Insira o valor da doação
Insira a data do mês para realização do débito
Digite o nome ou número do Banco