Em dezembro, a Aliança recebeu oficialmente o Selo de Direitos Humanos e Diversidade, uma iniciativa da Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Cidadania de São Paulo (SMDHC). A iniciativa DOE ESPERANÇA foi contemplada pelo segundo ano, desta vez premiada na categoria transversalidades.
A transversalidade diz respeito a possibilidade de se instituir na prática educativa uma analogia entre aprender conhecimentos teoricamente sistematizados (aprender sobre a realidade) e as questões da vida real (aprender na realidade e da realidade).
A campanha tem como público-alvo as famílias carentes e pessoas em situação de vulnerabilidade social, que atendemos em nossos projetos e também nas diversas missões realizadas.
Exemplo disso aconteceu durante a reunião de pais da Creche da Misericórdia, onde a mãe de uma das crianças atendidas relatou: “No início do ano, quando meu filho recebeu essa vaga na creche, meu esposo falou que era melhor esperar um pouco porque ele era muito pequeno, mas eu insisti e o trouxe. Hoje eu falei para ele, foi essa creche que durante esse ano todo, além de cuidar do nosso filho, nos encheu a barriga”. De fato, o desemprego e a pobreza chegaram para muitos, mas, principalmente nas periferias e comunidades carentes.
Em 2023 vamos continuar ajudando a tantos que precisam e contamos com todos aqueles que desejam ser pontes de misericórdia conosco.
Neste início de ano, vamos ajudar com materiais escolares, alimentos e produtos de higiene pessoal e limpeza.
Entre os projetos que serão beneficiados estão as Casas Lares, serviço de acolhimento institucional que visa aproximar-se da estrutura familiar para crianças e adolescentes de 0 a 17 anos e 11 meses, que, devido às situações de risco pessoal, social, de abandono e/ou violação de seus direitos no ambiente familiar, são encaminhadas para o acolhimento como uma medida protetiva excepcional e provisória.
Ao todo são 4 Casas Lares na cidade de São Paulo que estão inseridas na comunidade e possuem um ambiente acolhedor, possuindo 10 acolhidos por unidade. A metodologia de serviço busca favorecer o desenvolvimento de aptidões, capacidades e oportunidades, para que as crianças e adolescentes sejam trabalhados em sua autonomia e construção de valores, além de realizar o acompanhamento familiar e incentivar o apadrinhamento afetivo.
Buscamos empresas e patrocinadores para nossas ações, caso você conheça ou deseja ajudar de alguma forma neste trabalho, entre em contato conosco. Toda ajuda é bem-vinda!