Maio Laranja: Projetos da Aliança se mobilizam contra Abuso e Exploração Sexual Infantil

Neste mês de maio, a Aliança de Misericórdia intensifica suas ações de conscientização com a campanha “Maio Laranja”, que visa combater o abuso e a exploração sexual de crianças e adolescentes. Por meio de atividades promovidas pelos Centros para Crianças e Adolescentes (CCAs), buscamos alertar a sociedade sobre a importância de proteger os jovens e criar um ambiente seguro para seu desenvolvimento.

No CCA São Domingos Sávio (@oratoriosaodomingos), a campanha inclui rodas de conversa, histórias e músicas. A segunda semana de atividades foi marcada por uma passeata nas ruas do Bairro Campos Elíseos, que destacou a importância da proteção infantil e adolescente, reforçando que essa é uma responsabilidade coletiva.

O CCA Vila Cuore (@ccavilacuore) realizou três ações significativas durante o mês. Em parceria com o SASF, foi encenada uma peça de teatro para as crianças. O espaço também recebeu uma palestra com membros da rede de proteção. Além disso, uma passeata no coreto de Taipas reuniu serviços da região para promover a conscientização sobre o Maio Laranja.

No CCA Padre Pio (@cca.padrepio), as atividades internas incluíram rodas de conversa, a confecção de cartazes e a dinâmica do “semáforo do toque”, que ajudou as crianças a entenderem os limites do contato físico. Estas ações são essenciais para educar e empoderar os jovens sobre seus direitos e como identificar situações de risco.

O Dia Nacional de Combate ao Abuso e à Exploração Sexual Infantil é celebrado em 18 de maio. A campanha #maiolaranja busca dar visibilidade a essa grave questão, promovendo diálogos e ações de prevenção. Dados alarmantes revelam que a cada hora, três crianças são abusadas no Brasil, e anualmente, 500 mil crianças e adolescentes são explorados sexualmente. Estes números subestimam a realidade, pois apenas 7,5% dos casos são denunciados.

PROJETO

Mantidos pela Aliança de Misericórdia, os CCAs são espaços de referência para ações socioeducativas, destinados a crianças de 06 a 11 anos e adolescentes de 12 a 14 anos, que vivem em situação de extrema vulnerabilidade social. Além de oferecer atividades no contraturno escolar, promovem o fortalecimento dos vínculos familiares e sociais, proporcionando um ambiente seguro para o desenvolvimento cultural e pessoal dos participantes.

Outras notícias

01 de jul
Festa Junina do SASF Centro Maria Paola anima famílias com alegria, tradição e solidariedade
No último dia 28 de junho, o SASF Centro Maria Paola realizou sua tradicional Festa Junina, reunindo as famílias atendidas pelo serviço social em u...
01 de jul
50 pessoas em situação de rua participam de encontro de espiritualidade no interior de SP
No último fim de semana, 50 pessoas em situação de rua participaram de um encontro de espiritualidade e valorização da vida, promovido pela Casa Re...
Formatura de cursos de gastronomia na Vila Cuore marca inserção social e novos projetos de vida
No dia 18 de junho, a Vila Cuore — centro de educação e formação da Aliança de Misericórdia, localizado na região de Taipas, zona norte de São Paul...
pt_BRPortuguese
Campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório
Preencha seu celular com o DDD
Preencha seu telefone com o DDD

Tipo de Doação

Tipo de Pessoa *
Escolha o tipo de pessoa correspondente
Digite seu CPF com apenas números
Gênero
Preencha seu CPNJ apenas com números
Preencha seu CEP apenas com números
Escolha uma forma de doação
Insira o valor da doação
Insira a data do mês para realização do débito
Digite o nome ou número do Banco