Oficina de Crochê do SASF promove autonomia e bem-estar

No bairro do Jaraguá, na cidade de São Paulo, o Serviço de Assistência Social à Família e Proteção Social Básica no Domicílio (SASF) Centro Maria Paola, parte da rede de projetos sociais da Aliança de Misericórdia, tem feito a diferença na vida de muitas pessoas, especialmente por meio de suas oficinas de crochê.

Hernandete Oliveira de Jesus é um exemplo vivo do impacto positivo que o SASF tem na comunidade. Ao chegar ao projeto, Hernandete enfrentava sérios problemas emocionais e baixa autoestima, agravados por dificuldades familiares e pessoais. No entanto, através da oficina de crochê, ministrada pela oficineira Cleide Aparecida Chagas, ela encontrou uma nova perspectiva de vida.

As oficinas de crochê acontecem às terças-feiras, com turmas iniciantes das 9h às 11h e avançadas das 13h às 15h, contando com cerca de 10 alunas. Essas atividades, que são contínuas, oferecem mais do que apenas uma habilidade manual; elas proporcionam tranquilidade, paz e uma fonte de renda extra para as participantes.

Hernandete compartilha sua experiência: “Foi um pouco difícil, no começo eu estava muito relutante, mas eu consegui ingressar. As aulas conseguem me oferecer tranquilidade, paz, me sinto melhor e estou ganhando um dinheiro. Esse valor ajuda nas minhas despesas. Me sinto quase uma empresária (risos)! Não quero parar, quero aprender mais!”.

SASF Centro Maria Paola

O SASF Centro Maria Paola tem como objetivo fortalecer a função protetiva da família, prevenir o rompimento de vínculos familiares e sociais, e promover a autonomia dos indivíduos. As visitas domiciliares realizadas pelo serviço são fundamentais para a prevenção de problemas futuros e para pactuar com as famílias as melhores atividades para cada integrante.

Com uma equipe dedicada de assistentes sociais, psicólogos e pedagogos, o SASF proporciona aos seus usuários uma expansão de conhecimento, orientação e suporte, além de oficinas de geração de renda e reuniões socioeducativas. Essas ações são essenciais para o estímulo dos usuários e o fortalecimento de vínculos sociais e comunitários.

+ SASF celebra Dia das Mães e promove ação sobre proteção infantil

Embora no momento não haja vagas abertas para novas participantes na oficina de crochê, aqueles interessados devem ser atendidos pelo serviço para se inscreverem. A transformação na vida de Hernandete é apenas uma das muitas histórias de sucesso que emergem do trabalho dedicado do SASF Centro Maria Paola, reafirmando a importância da Aliança de Misericórdia na construção de uma rede de apoio calorosa e efetiva para as famílias em situação de vulnerabilidade social.

Neste programa “Parte de Nós”, conheça mais sobre o projeto e sobre a história de vida da Hernandete:

Outras notícias

16 de Junho: Dia Internacional da Criança Africana
No dia 16 de junho, celebramos o Dia Internacional da Criança Africana, uma data instituída pela Organização da Unidade Africana em 1991, em memóri...
14 de jun
Ética e Transparência: Aliança de Misericórdia conquista renovação do Selo Doar
A Aliança de Misericórdia tem o prazer de anunciar a renovação do Selo Doar na categoria A para o período 2024/2025. Esta certificação, concedida p...
Bazar do Cuore promove moda acessível e impacto socioambiental
O Bazar do Cuore, promovido pela Aliança de Misericórdia, não é apenas um projeto de moda acessível, mas um verdadeiro encontro de corações dispost...
pt_BRPortuguese
Campos com asterisco (*) são de preenchimento obrigatório
Preencha seu celular com o DDD
Preencha seu telefone com o DDD

Tipo de Doação

Tipo de Pessoa *
Escolha o tipo de pessoa correspondente
Digite seu CPF com apenas números
Gênero
Preencha seu CPNJ apenas com números
Preencha seu CEP apenas com números
Escolha uma forma de doação
Insira o valor da doação
Insira a data do mês para realização do débito
Digite o nome ou número do Banco