Em julho de 2017, a Associação Aliança de Misericórdia iniciou seus trabalhos em Maputo, Moçambique, e após um processo inicial de enculturação, foi possível conhecer as necessidades da população local e segmentar os serviços.
Atualmente a Associação atende mais de 60 crianças em uma Escolinha Comunitária em Massaca, aldeia que pertence ao distrito de Boane, onde realiza atividades educacionais e, ainda, se mobiliza para que os pequenos consigam ter ao menos uma refeição por dia.
No bairro do Hulene se encontra o maior aterro sanitário de Maputo, conhecido como lixeira. Nele trabalham com o “garimpo” de recicláveis cerca de três mil pessoas diariamente, nas mais precárias e extremas situações. Para estas pessoas, a Aliança oferece o projeto “Eu prefiro o Paraíso”, que tem como objetivo principal possibilitar que mães e crianças, que sobrevivem do trabalho de catadores de lixo, tenham acesso a uma alimentação mais nutritiva, apoio à saúde e desenvolvimento humano.
No “Centro Paraíso”, espaço carinhosamente nomeado pelas crianças atendidas, a Aliança oferece alimentação e apoio nutricional, formações temáticas sobre cuidados com a saúde e precauções sanitárias, sociedade e visões de mundo e autocuidado. E ainda, orientação econômica, de culinária, profissionalizante e apresentações artísticas.
As crianças têm acompanhamento educacional e apoio alimentar e à saúde. O convívio saudável e lazer proporcionam um instante de alívio e descanso para essas mães que tanto sofrem para alimentar e cuidar dos seus filhos. É perceptível também a diminuição da incidência de doenças nas crianças após o início do projeto, devido à menor exposição ao ambiente insalubre da lixeira e dos conhecimentos sanitários adquiridos pelas mães.
©2022 – Aliança de Misericórdia . Todos os direitos reservados.