Os Núcleos de Convivência, denominados “Casa Restaura-me”, oferecem às pessoas em situação de rua atendimento às suas necessidades básicas e primárias, como alimentação e higiene, que é o principal objetivo dos usuários.
Porém, ao frequentarem o espaço, participarem das formações, conviverem com funcionários, missionários e voluntários, eles iniciam um processo de reconhecer em si suas qualidades, habilidades, fraquezas e limitações. Os participantes refletem sobre sua vida e nesta etapa e podem solicitar sua acolhida para um local de recuperação da dependência química ou ainda por um telefonema à família. Assim, a metodologia gera a restauração do humano e facilita uma saída qualificada das ruas.
Os Núcleos também oferecem atendimento social, jurídico, psicológico e médico (atendimentos realizados por voluntários ou parcerias), cursos profissionalizantes, atividades esportivas, culturais, lúdicas e pedagógicas, orientações básicas de saúde, aferição de pressão e curativos; encaminhamento para rede de assistência social para a confecção de documentos (RG, CPF, certidão de nascimento) e orientações para solicitações de benefícios, aposentadorias e ordens judiciais.
O atendimento tem por prioridade criar vínculo com os usuários. A partir do Plano Individual de Atendimento, a importância da escuta é o que fortalece a confiança e estabelece o respeito mútuo. As regras são constituídas pela instituição em conjunto com o Conselho (representantes dos usuários), que apresentam as propostas para serem votadas por todos em Assembleia, o efeito é o estímulo à participação democrática, reconexão do indivíduo como cidadão de direito e a possibilidade do convívio social e comunitário de forma sadia.
Frente à adversidade da pandemia de Covid-19, as atividades básicas de alimentação e higiene são mantidas e respeitam as orientações da Organização Mundial da Saúde, as demais permanecem conforme liberações sanitárias. Conheça as histórias e como funciona a Casa Restaura-me:
©2022 – Aliança de Misericórdia . Todos os direitos reservados.